Cerca elétrica realmente protege o meu patrimônio?

postado em: Segurança Perimetral | 0

Sempre antes de colocarmos itens que irão proteger a casa, é necessário fazer uma pesquisa apurada sobre ele para que você saiba exatamente o que ele pode fazer por você.

O que é cerca elétrica?

Cercas elétricas são fios carregados de energia que quando em contato com algum ser vivo ou objeto emitem ondas de choque.

Muito usada em casas residenciais e condomínios, ajuda na segurança do local.

Algumas possuem sistema de alarme e em casos de contato disparam um som alto como tentativa de assustar ou inibir qualquer ação.

As cercas elétricas quando instaladas corretamente não geram uma carga elétrica capaz de matar, mas é capaz de deixar quem tocou nela com uma grande sensação de desconforto ou vermelhidão e queimaduras leves no local de contato.

Como funciona a cerca elétrica?

As cercas elétricas funcionam através de pulsos de voltagem que são gerados segundo após segundo, sendo que o equipamento fica monitorando esses pulsos e disparam o alarme quando o pulso não é recebido de volta.

O equipamento faz uma descarga elétrica de mais ou menos 10 mil volts, sendo que esses volts são distribuídos em pulsos por segundo.

Isso impede que o animal ou indivíduo não fique preso aos fios de tensão.

Quando falamos em sistemas de proteção como as cercas elétricas acabamos ficando com algumas dúvidas ou acontece de não sabermos exatamente tudo que precisamos.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre cercas elétricas

O mito da borracha com a eletricidade

Apesar de algumas pensar que sapatos são capazes de proteger o corpo de correntes elétricas, isso é mentira.

Quando você toca uma cerca de segurança, sapatos ou luvas não são capazes de impedir o choque.

Acabou a energia da minha casa. A energia da cerca elétrica será desligada?

Mesmo quando temos a energia desligada por algum tempo, a cerca elétrica é capaz de continuar funcionando devido a sua bateria.

Devido ao baixo uso de energia uma bateria pode durar até 24 horas.

Cerca elétrica possui função de monitoramento?

Algumas cercas elétricas são possui opção para conecta-la a internet para o próprio dono do local monitorar ou por empresa de monitoramento contratada.

Em alguns casos de disparo do alarme a empresa ou dono do imóvel é acionado no mesmo instante, podendo através deste evento, notificar o monitoramento para que seja tomado as medidas de intervenção no local.

Você pode colocar a cerca elétrica no muro do vizinho?

Quando existe apenas um muro para dividir duas residências e um dos moradores quer instalar a cerca elétrica, é preciso que o vizinho aceite a instalação e faça uma autorização.

Caso o vizinho recuse o uso da cerca ou de fazer a autorização, a cerca elétrica será instalada inclinada para o proprietário do aparelho.

O ângulo da inclinação é de 45 graus.

Para fazer uma cerca elétrica é necessário fazer um documento para a prefeitura

Para que você instale uma cerca elétrica na sua residência é preciso que você faça uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) na prefeitura.

Essa documentação vale por um ano e depois disso é necessária manutenção e novos documentos.

Tamanho mínimo do muro para instalar a cerca elétrica

A legislação brasileira prevê que cercas elétricas devem ter um mínimo de 2,20 metros de altura para a instalação.

Porém, existem estados que podem ter diferenças quanto às normas de instalação.

Por isso, antes de instalar uma cerca, procure saber qual a norma vigente na sua cidade.

Uso de aterramento na cerca elétrica é obrigatório?

Além de obrigatório, a cerca elétrica apenas consegue mandar o choque com a tensão para os arames se o eletrificador estiver devidamente aterrado, caso contrário, a cerca mandará o pulso de apenas 12v (sensação de choque imperceptível) ao invés dos 10.000  a 20.000v como ofertado na maioria das centrais de choques do mercado.

Também é importante atentar-se a questão do aterramento para a central de choque, é recomendável que este equipamento possua uma haste de aterramento apenas para ela mesmo, ligar outros equipamentos ou ligar no aterramento da rede elétrica da casa, pode danificar os equipamentos como TVs, geladeira, ar-condicionado, etc.

Aviso que existe cerca elétrica é obrigatório

É obrigatório o uso de avisos sobre a existência da cerca elétrica no perímetro da residência.

Uma forma muita usada são aquelas placas amarelas e pretas colocadas na frente do portão.

A cerca elétrica precisa estar dentro do seu perímetro

A instalação das cercas elétricas não deve ter ângulo para fora da residência, sendo que nesses casos o proprietário pode ser multado.

As cercas devem ficar ou num ângulo voltado para dentro da residência ou seguindo o trajeto vertical do local instalado.

Douglas Alves – Serviços em T.I

alphasolucoestecnologicas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 4 =